quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Atividade 03/09

Discutir como as interações no grupo atuaram na construção do trabalho:

1) Podemos dizer que cada grupo construiu uma rede social?

O tema abordado pelos grupos pode ser considerado o conector de uma rede e através das idéias de cada um dos integrantes, esta rede foi formada. Isso porque todos buscavam uma solução, que era o objetivo comum do trabalho. As nossas idéias foram baseadas nos conhecimento e vivências que cada um tem a respeito do assunto, mas que, de uma maneira geral, possuíam uma identidade semelhante.

2) De que modo o capital social de cada membro interferiu na construção?

Como o conjunto de valores de cada um dos membros do grupo é semelhante, embora existam algumas diferenças, isso facilitou para solução do problema. Partindo do pressuposto que pertencemos ao mesmo grupo social, conseqüentemente, temos idéias parecidas.

3) Podemos dizer que o processo foi hipertextual? Explique.

O processo foi hipertextual primeiramente porque nos foi dado o tema e cada integrante foi remetendo seus conhecimentos a respeito do assunto às palavras-chave. Essas, por sua vez, iam estimulando o grupo a outras palavras-chave.

4) Que outros aspectos relevantes vocês perceberam da disciplina no trabalho?

A interação, além de ser um conteúdo da disciplina que estava presente no trabalho, ainda foi uma das formas que nós encontramos de solucionar o problema. Isso porque, para o grupo, o que falta na educação democrática é, principalmente, a participação. A interação entre o eleitor e o político.

O que são e como atuam nas redes sociais os MEMES? Dê exemplos.

Os MEMES são idéias que podem ser transmitidas e assimiladas facilmente como sons, desenhos, etc. Eles atuam nas redes sociais através da propagação. Ex: uma pessoa posta um desenho em seu blog e nos comentários, há sugestões de alterações que podem ser feitas, porque a figura foi assimilada com facilidade pela outra pessoa. Assim, independente da opinião do receptor, ele poderá propagar o desenho para outras pessoas.

Em grupo, discuta como um MEME poderia ser relacionado com o capital social. Com base em sua discussão, proponha um MEME e relacione-o ao capital social verificado no seu grupo.

Com a propagação das informações, as pessoas acabam assimilando-as mais facilmente e formando um conjunto de valores pessoais, que formam o capital social.

A solução que o grupo encontrou para o problema é justamente um conjunto de MEMES, afinal, são formas de propagar a consciência democrática, que é também a nossa solução.

Nenhum comentário: