quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Atividade 27/08

Estratégias para atingir vestibulandos da UCPel:


Pré-inscrição de Vestibular

Muitas pessoas decidem cedo em que área querem atuar, mas não sabem exatamente qual profissão seguir. O Centro da Vida e da Saúde por exemplo, pode ser procurado por pessoas que sabem que querem trabalhar na área da saúde, embora ainda não saibam se querem ser médicos, enfermeiros, biólogos, etc.

Por isso, no site do vestibular da UCPel, faríamos um link com todos os cursos disponibilizados no vestibular. Em cada curso, profissionais da área, mas que atuam em ramos diferentes, deporiam sobre suas profissões, os prós e contras, o tipo de trabalho a preparação do mercado para receber profissionais ligados à área, etc..

Por exemplo, no link que levasse ao Centro de Comunicação e Educação, o computador mostraria: JORNALISMO. Quando o aluno clicasse, apareceriam profissionais da área que atuam em diferentes profissões: fotógrafos, radialistas, redatores, professores, pesquisadores, etc.

Assim, além de conhecer mais os centros, o aluno também conheceria a profissão onde deseja atuar e os vários tipos de profissionais que existem dentro do mesmo ramo.

Perfis no Site

No site, o aluno responderia a um questionário que destinaria perguntas, desenvolvidas por psicólogos, que levasse o vestibulando ao centro que ele melhor se relacionasse. Ele teria um perfil com a cor do centro e teria acesso a outros perfis de pessoas que também tiveram como resposta aquele centro.

Um aviso da UCPel comunicaria o dia em que o aluno faria uma visita ao centro que lhe foi destinado, com direito a conhecer todas as profissões relacionadas, falar com os professores do curso e mexer em algum material que fosse disponibilizado para que já começasse a se familiarizar com a instituição.

Chat

Durante a semana anterior à prova de vestibular, os alunos teriam acesso ao portal da UCPel, colocariam seu nome e cpf para que fosse comprovada a sua inscrição e então, poderiam conversar com profissionais da área pelo computador.

O Chat funcionaria como um mirc, onde os canais seriam os cursos e, dentro deles, estariam conectados os professores (com horário definido) e outros vestibulandos interessados no assunto proposto.

Os horários dariam mais rendimento as conversas. Ex: das 13h às 14h o radialista falaria de sua profissão, responderia as duvidas dos vestibulandos sobre seu trabalho, falaria do mercado,etc. Das 14h às 15h o redator de um jornal impresso, das 15h às 16h um fotógrafo, e assim sucessivamente. De modo que o aluno pudesse falar com um professor às 13h e depois entrar mais tarde para falar com o das 17h ou poderia ficar conectado falando com todos os profissionais da área.

Um comentário:

raquel disse...

Oi! Acho que as estratégias de vcs acabaram sendo aquelas em que mais aparece (ainda que indiretamente) a coisa das redes sociais.